A Revolução Industrial e o Surgimento do Social como Problema
As mudanças provocadas pela revolução cientifico - tecnológica, que denominamos de revolução industrial, marcaram profundamente a organização sócia, modificando-se por completo, criando novas formas de organizações e causando modificações culturais duradouras que perduram até os dias atuais.A realidade social sofreu transformações que exigiam uma nova forma de pensar, novas teorias que buscassem soluções para os problemas que surgiram em função do avanço industrial.
Denominamos Revolução Industrial ao período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas permitiu alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura. Nesse período conhecido como primeira revolução cientifico-tecnológica, os homens deixaram de ser nômades – caçadores e coletores de sementes e frutos – e se fixaram em locais onde constituíram as primeiras aglomerações urbanas.
Os avanços que aconteceram nessa primeira revolução cientifico - tecnológica, só foram equiparados quando da ocorrência da segunda revolução cientifico - tecnológica, também conhecida como Revolução Industrial também conhecida como Revolução industrial.Com a revolução industrial houve um enorme crescimento da economia inglesa, o que provocou:A)um aumento da necessidade de suas industrias por matéria-prima e b)a necessidade de ampliar o mercado consumidor dos seus produtos.de acordo Marx, a grande industria criou um mercado mundial que acelerou o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de transportes por terra, particularmente as ferrovias.Esse desenvolvimento,por sua vez influenciou a expansão industrial.
Do ponto social ocorreu uma grande concentração humana nas cidades inglesas devido às profundas transformações que estavam ocorrendo nos campos. O processo conhecido como enclosures buscava maior produtividade no campo, tendo o lucro como objetivo