A revolução dos cravos
Trabalho realizado por: * Diogo Mota Reis
Nº 3 / 9ºA
2010/2011
Índice:
* Introdução ………………………………………… pág. 3 * Revolução dos cravos……………………………… pág. 4 * Antecedentes…………………………………,pág. 5 * Preparação do golpe…………………………. pág. 6 * Movimentos militares durante a revolução…...pág. 7 * O cravo……………………………………….pág. 8 * Consequências da revolução………………….pág. 9 * O 25 de Abril visto mais tarde……………… pág. 10 * Conclusão ……………………………………… pág. 11 * Bibliografia ……………………………………… pág. 12
Introdução:
Foi proposto pelo professor de história que os alunos realizassem um trabalho sobre a revolução dos cravos ou também conhecido por 25 de Abril de 1974.
Neste trabalho vou referir como era Portugal antes da revolução, como foi o dia da revolução e depois da revolução o que aconteceu. Ao longo do trabalho vou apresentar algumas imagens.
3
A Revolução Dos Cravos:
Revolução dos Cravos refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.
Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários. Este movimento nasceu por volta de 1973, baseado inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas, acabando por se estender ao regime político em vigor. Sem apoios militares, e com a adesão em massa da população, a