A Revolução de 1930
A revolução de 1930 aconteceu por diversos fatora, entre eles, são as crises da bolsa de valores de Nova York de 1929, o governo oligárquico queria transformar a nossa economia em uma economia agroexportadora, e isso faria com que a economia brasileira só estivesse boa quando os países do exterior estivessem comprando de nós.
A revolução de 1930 foi conhecida como a revolução que retirou o poder oligárquico do governo, pois de um lado as camadas mais populares sofriam com as oscilações da economia e o governo era mal efetivo quando ao criar soluções sociais, para militares, população, classe média e trabalhadora. Além disso, as oligarquias não conseguiam manter a homogenia mediante as oscilações da economia.
O prefeito paulista da época Whashington Luis resolveu apoiar a candidatura de Julio Prestes, conhecida como “política do café puro” que era diferente da política da época que era a “política do café com leite”, onde os latifundiários mineiros e paulistas se alternariam no mandato presidencial.
Com isso, um grupo de oligárquicos dissidentes, principalmente, de Minas Gerais, Rio grande do Sul, e da Paraíba, criaram uma chapa eleitoral contra a candidatura de Julio Prestes, era chamada de Aliança Liberal, estabelecida pelo gaúcho Getúlio Vargas, prometia um conjunto de medidas reformistas, eles defendiam, uma indústria nacional, o voto secreto e uma legislação trabalhista.
Com um clima de desconfiança, Julio Prestes foi eleito naquele ano, mesmo com a derrota dos liberais, um golpe armado ainda poderia ser cogitado. Com o assassinato de João Pessoa, um liberal, em 26 de julho de 1930, o movimento opositor, articulou a derrubada dos oligárquicos com ajuda de forças militares.
Depois de controlar os focos de resistência dos estados, Getúlio Vargas e seus aliados chegaram até o Rio de Janeiro em novembro de 1930, onde se iniciou a era Vargas que durou 15 anos no poder ( 1930 – 1945), após isso , seria votado pelo voto popular e seria