A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais
1. Distribuição espacial das redes de telecomunicação em Portugal
Em Portugal têm surgido grandes transformações e evoluções no que diz respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação.
.
FIG.1 Evolução da comunicação.
Com o desenvolvimento das telecomunicações – meios de comunicação à distância – a interacção com o mundo, quer a nível social, profissional ou mesmo cultural, tem sido cada vez mais facilitada.
A informação chega de uma forma cada vez mais rápida. Assim, surge neste contexto um novo conceito de espaço – o ciberespaço – (espaço virtual, termo usado para indicar um local de troca de informação através das telecomunicações. Foi criado por William Gibson, no seu romance Neuromancer.)
FIG.2 William Gibson (nascido a 17 de Março de 1948)
Estes progressos são notórios na criação de infra-estruturas e no alargamento das redes de telecomunicação, assim como no que se refere à capacidade de acesso e de utilização das mesmas. Hoje em dia já conseguimos comunicar com o mundo muito facilmente, por exemplo através de um simples “clic” (internet) em que o acesso à internet está cada vez mais facilitado. Podemos até falar do mundo como uma Aldeia Global, em que o acesso a qualquer parte do mundo está ao “virar da esquina”.
FIG.3 Evolução do número de clientes dos serviços de acesso à Internet, em Portugal.
Neste gráfico vemos a evolução do acesso à internet em Portugal entre o período de 2001-2005.
Em 2001 apenas 466 milhares de pessoas possuíam internet. A partir daí observamos uma evolução significativa de ano para ano, tendo acesso à internet em 2003 cerca de 905 milhares de pessoas e em 2005 chegaram às 1482.
Ou seja, de 2001 a 2005 vemos uma diferença de 1000 milhares de pessoas com acesso à internet.
Isto acontece devido ao investimento de Portugal em alargar as redes de comunicação.
As percentagens mais elevadas de