A revolução americana
Os ingleses fizeram as primeiras tentativas de colonizar territórios na América ainda no final do século XVI. Essas tentativas, no entanto, fracassaram.
Os ingleses que migraram para a América eram de origem variada, incluindo desde famílias burguesas perseguidas por sua opção religiosa até camponeses miseráveis que haviam sido expulsos de suas terras. Ao chegarem, ocuparam territórios ao longo da faixa litorânea atlântica, onde fundaram, a princípio, treze colônias. Das Treze Colônias inglesas na América, destacam0se as do Norte e as do Sul, que as estruturaram e desenvolveram-se de forma bastante distinta.
As colônias do Norte
O povoamento das colônias do Norte foi feito por religiosos puritanos descontentes com a Igreja Anglicana. Esses colonos, também conhecidos como pilgrims, vieram da Inglaterra na esperança de construir uma nova sociedade, diferente daquela em que viviam e julgavam ser corrupta e cheia de vícios.
Os colonos estabeleceram um pacto entre eles, comprometendo-se a seguir leis justas e igualitárias na nova sociedade. O acordo foi chamado Pacto do Mayflower.
As colônias do Sul
A exploração das colônias do Sul teve inicio com a fundação de Jamestown, na Virgínia. No sul, o clima mais quente e a qualidade do solo eram propícios ao cultivo de produtos tropicais, como o tabaco, a cana-de-açúcar e o algodão.
O comércio triangular
O abastecimento das Treze Colônias, com o fornecimento de escravos e produtos manufaturados, era feito por meio de uma rede de trocas comerciais interdependentes, que envolvia três continentes: Europa, América e África.
Os povos nativos
Quando os europeus iniciaram a colonização da América do Norte, essa região já era habitada por centenas de povos indígenas distribuídos por um vasto território. Entre, esses povos, estavam os iroqueses, cherokees, sioux, apaches e chinooks.
Ao chegarem à América do Norte, os europeus trouxeram doenças, como a gripe e o sarampo, que vitimaram muitos