A revoluçao industrial
GESTÃO PÚBLICA
LAUDILINO MARANHÃO
MANOEL MESSIAS BRITO
ALDEMIR SILVA SANTOS
MARCOS ANDREZZA
A REVOLUÇÂO INDUSTRIAL
Aracaju
2011
LAUDILINO MARANHÃO
MANOEL BRITO
MONICA PASSOS
A REVOLUÇÂO INDUSTRIAL
Aracaju
2011
RODRIGUES, Auro de Jesus. As ciências. In:______. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006. cap. 18, p. 125-131.
AS CIÊNCIAS
A palavra ciência vem do latim scientia que significa saber, conhecimento. Consiste num conhecimento racional, sistemático e objetivo. A sua origem se confunde com a da filosofia. A ciência contemporânea tem sido principalmente operativa. Só na idade moderna a história adquiriu o caráter científico, a partir do século XVI surgem às descobertas ocasionais e empíricas de técnicas e conhecimentos referentes ao universo, à natureza e ao homem. Aos poucos o método experimental é aperfeiçoado e aplicado em novos setores como no estudo da química, da biologia e surge um conhecimento mais objetivo e sistemático. A ciência contemporânea busca compreender e explicar de forma racional, sistemática, metódica e objetiva o mundo para nele intervir, procurando estabelecer relações universais e necessárias para possibilitar resultados e descobertas. Algumas características das Ciências: Metódica – investigação metódica que possibilita a segurança e é fator de economia na pesquisa científica em busca do saber. Analítica – estuda um fenômeno e tem como objetivo analisar o objeto e chegar à síntese que consiste na recomposição dos seus elementos. Sistemática – preocupa-se em construir um sistema de idéias ligadas logicamente entre si. Geral – apresenta os fatos singulares em hipóteses gerais. Palavras chave: Ciência. Conhecimento. Operativa. Racional.
-----------------------
Trabalho apresentado como requesito parcial de avaliação da disciplina Meio Ambiente e Sociedade, ministrada pela Profa. M.Sc. Leonilde Gomes da Silva Agra, no 1° Semestre de