A revoluçao dos bichos
Optei por assistir o filme a Revolução dos Bichos que é um paralelo com a revolução, mas aborda o assunto com uma temática “infantil” de fácil entendimento.
O filme se passa numa fazenda onde os bichos cansados de maus tratos resolvem fazer uma revolução, seguindo os mandamentos do porco Old Major um grande pensador e líder da bicharada na fazenda. Certa noite durante uma das suas reuniões com a bicharada, o porco leva um tiro do dono da fazenda, e morre deixando a sua obra e seus mandamentos para serem seguidos pelos bichos. Então após a morte do porco Old Major, no primeiro momento seus mandamentos são seguidos pela bicharada fazendo com que todos convivam felizes e satisfeitos na fazenda, porém como nada é perfeito, o poder começa a subir para a cabeça dos porcos que começam a tirar vantagens da posição de liderança, e falta de informação da bicharada, e com isso os mandamentos do porco Old Major começam a ser distorcidos de acordo com a necessidades dos porcos. E a partir dai a situação só piora, pois a bicharada começa a sofrer maus tratos e exploração do porco Napoleon, e diante de tanta injustiça e exploração muitos bichos fogem, e retornam para a fazenda somente quando a revolução do porco Napoleon acaba.
Agora fazendo um comparativo com a nossa realidade e segundo a visão de Karl Marx, o filme mostra que o trabalhador, ou seja, a classe proletária (dominada) sem informação, representado pelos cavalos é alienado em relação ao seu trabalho, pois o que ele produz fica na mão da burguesia (classe dominante) que no filme é representado pelos porcos, a burguesia se apropria da força de trabalho do proletariado e conforme explicado em sala de aula isso é chamado de mais-valia.
Para Karl Marx o fim da sociedade era inevitavelmente o comunismo, pois as forças produtivas (os trabalhadores) entrariam em conflito com o modo de produção vigente, então o capitalismo não resistiria, e surgiria primeiramente o socialismo e depois o