A REVOLU AO INDUSTIRAL
1226 palavras
5 páginas
FATEC ZONA SULFACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
LUÍS FELIPE DOS SANTOS BARBOSA
RA: 1370481513107
ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO
2015
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO 3
A REVOLUÇAO INDUSTIRAL 4
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 4
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 6
ALGUMAS INVENÇÕES DA SEGUNDA REVOLUÇÃO: 6
TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 7
PRINCIPAIS INVENÇÕES TECNOLÓGICAS DESTE PERÍODO: 7
CONCLUSAO: 8
INTRODUÇÃO
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
A REVOLUÇAO INDUSTIRAL
Chamou-se de Revolução Industrial o conjunto de transformações sociais, políticas e econômicas resultantes do advento da industria em meados do século XVIII, inicialmente na Inglaterra e, a partir do século XIX, em outros países do mundo. Com a invenção e o uso da maquina surgiram as primeiras fabricas, a produção em serie, a ampliação do sistema capitalista e um grande desenvolvimento tecnológico.
Alguns fatores colaboraram para que a Revolução Industrial se iniciasse na Inglaterra: o grande acumulo de capital proveniente do intenso comercio, muitas