A revolta dos males
Resumo: Este artigo pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a Revolta dos Malês, através de uma análise histórica das diferentes formas de fontes. Podendo elas serem relatos publicados, orais, documentais a livros da atualidade publicados. Palavras-chave: Escravidão, Malês, História Abstract: This article intends to bring a contribution to the discussion about the uprising of Malês through a historical analysis of the different types of sources. Being able they are published reports, oral, documentary of the books published today.
Key words: Slave, Malês, History
Introdução O presente estudo surgiu a princípio com a finalidade de tentar esclarecer a estudantes não só do ensino fundamental e médio, como também do meio acadêmico, escrever sobre a escravidão é algo totalmente novo em meu histórico acadêmico, já que em meus textos iniciais desde graduando, sempre foram relacionados ao Islã medieval, sendo assim, iniciei minhas pesquisas em trabalhos indicados por minha orientadora na Pós-Graduação e deparei-me com um novo ambiente a ser descoberto.
Aluno do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em História do Brasil – Sociedade, Política e Cultura pela Universidade Salgado de Oliveira – Niterói-RJ. Graduado em História pela Universidade Salgado de Oliveira.
1
E quando decidi que essa pesquisa seria sobre os Malês, por serem muçulmanos, o que achei de extrema importância para que pudesse continuar em minha linha de pesquisa e ainda por cima, escrever de algo islâmico no Brasil. Notei forte dificuldade em achar material inédito ou forma de abordagem sobre o tema inédita, já que está muito enfoque no momento o fator escravidão. Sendo assim achei um problema, a forma escrita de uma monografia do início do século XX, cheia de pré-conceitos, e achei por melhor analisá-la junto de um trabalho atual, e verificar que ambos tem crédito no mundo