A revista na d cada de 1960
E como a ideia deu certo, logo a novidade da revista monotemática foi copiada. Em 1665, surgiram a francesa ”Jornal dos Sábios” sobre ciências e a inglesa “Transações Filosóficas”. Em 1668, apareceu a italiana “Jornal dos Literatos”. O passo seguinte foi a invenção da revista multitemática.
Le Mercure ou Le Mercure Galant. A revista foi publicada de 1672-1724 na França (com uma interrupção em 1674-1677) sob o título Mercure galant. Mercure galant Nouveau (1677-1724). O título foi mudado para Mercure de France em 1724. A revista publicava crônicas sobre a Corte, anedotas elegantes, poesia.
The Athenian Gazette ou The Athenian Mercury foi um periódico publicado em Londres duas vezes por semana ( 1690 – 1697). A revista tinha um anúncio no final encorajando os leitores a enviar suas perguntas, chamado de coluna de conselhos. Incrementou novas seções como informações de serviços, notas ou matérias e desenhos que representavam a sociedade. Primeira revista feminina da história surgiu em Londres no ano 1693 , e chamava-se The Ladie’s Mercury (Mercúrio das Senhoras). Com publicação semanal, a revista foi promissora em responder a todas as questões mais agradáveis e curiosas sobre amor, casamento, vestido, comportamento e humor do sexo feminino. Também tinha a crônica da Corte e poesia, mas mostrava desenhos de roupas, moldes para vestidos e bordados.
As revistas brasileiras também começaram com a mesma dúvida sobre quem teria sido a primeira. Em 1808 saiu o Correio Braziliense ou Armazém Literário. Quatro anos depois surgiu As Variedades ou Ensaios de Literatura. Como ambos tinham aparência de livro, o Correio passou a ser o primeiro jornal, porque alguns historiadores acharam que As Variedades obedecia mais a um espírito