A Retomada Da Quest O Da Fome Nos Anos 90 Vivi Trabalho
Campus Guarujá
5. Etapa de Serviço Social
......................................
Micarla
Maria Marcia
Regina
Viviane de Jesus Dias - 815916
Guarujá, Março de 2015.
Introdução
Segundo pesquisas do IPEA, da Cepal, do IBGE e de várias universidades a fome é mensurada a partir da insuficiência de renda monetária para alimentar-se, configurando uma vulnerabilidade à fome.
O problema da fome no país é devido à falta de renda para alimentar-se de forma adequada ou redução da renda pelo motivo do agravamento dos altos níveis de desemprego, também pela taxa de crescimento econômico insuficientes para a demanda de pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho, mais a falta de políticas públicas no campo de segurança alimentar.
A carência de alimentos e atraso nas estruturas de comercialização levou aumentos dos preços dos alimentos e à ação daqueles que visava o lucro.
O ano de 1917
A carestia dos alimentos passa a ser um problema que faz com que os operários se unam em manifestação e greves em São Paulo. Sendo que a escassez de alimentos ocorria pelo fato dos crescentes embarques de alimentos para o abastecimento das nações européias em guerra (Fritsch, 1990:45).
O ano de 1930
O governo Vargas faz intervenções publicas federal no abastecimento. Ele implantou um largo aparto no qual a autarquia deveriam ser responsáveis pelo equilíbrio do mercado interno e externo e pelos preços remuneradores aos produtores. Fato que agravou o problema da oferta que desestruturou a agricultura cafeeira. De outro lado, ofertou produtos de primeira necessidade e limitou um grande contingente populacional no campo.
O ano 1939
Criou-se A Comissão de Abastecimento com o intuito de regular a produção como comércio de vários produtos a fim de segurar a alta de preços que se fez possíveis comprar ou requisita e vender esses produtos para a população.
O ano de 1946
A questão de fome e da carestia é vista pelos governantes por aspectos as