A RESTAURAÇÃO DO NAVIO ESTRELA DO MAR
“A RESTAURAÇÃO DO NAVIO ESTRELA DO MAR”
Djordjija Petkoski - Lead Specialist – Worl Bank Institute
Histórico:
Crise no país e na indústria
Logo após o país optar por abolir sua economia fechada, por uma abertura econômica de mercado, a indústria de construção naval, orgulho do crescimento nacional pós-guerra, deparou-se com sérios desafios. Os mercados em outras economias em transição estavam desestruturados, pelo menos num futuro a curto prazo. O alto desenvolvimento de produção e a baixa qualidade dos navios dificultavam tremendamente a entrada nos mercados de países desenvolvidos.
Privatização e Governança Corporativa
Em meio a essa crise, a diretoria do estaleiro Alfa decidiu se beneficiar com o programa de privatização de seu país. A oportunidade era única e, com um capital bastante reduzido, seriam capazes de controlar a companhia. A aquisição de parte das ações pelos funcionários não incomodou a alta direção. O controle da companhia estava nas mãos da diretoria e era fácil manipular os acionistas minoritários, incluindo funcionários.
Reestruturação deficiente
Rapidamente, todo o sentimento positivo gerado pela posse da companhia terminou. Em menos de um ano eles venderam tudo aquilo que era possível de ser vendido pela companhia. A diretoria, cada vez mais tensa, não encontrava nenhuma saída para melhorar as condições da companhia.
Dissuadindo o Investimento Estrangeiro
Sem nunca ter feito nenhum esforço sério para reestruturar a companhia, a alta direção se via oprimida pelo curto prazo do seu próprio interesse. Algumas das propostas recebidas por investidores estrangeiros estratégicos foram rejeitadas.
Negligência Ambiental
Apesar de um otimista nato, Valdir, diretor geral da companhia e principal acionista, estava cada vez mais inseguro. Desesperadamente aguardava o dia em que a situação “virasse”. Mas, numa tarde em seu escritório, o telefone toca. Paralisado, Valdir olhava da janela de seu escritório e via o