A RESPOSTA DE SÓCRATES
FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE
PROFESSOR (A): VALÉRIA LIMA BONTEMPO
TURMA: ENGENHERIA ELÉTRICA – 1º PERÍODO
DATA DE ENTREGA: 23/08/2014
A RESPOSTA DE SÓCRATES
1) Qual é a temática central da obra e como ela se estrutura?
R: A temática dessa obra refere-se ao julgamento de morte do filósofo Pitágoras. Sua estrutura é dividida em três partes: na primeira, está a defesa da acusação de Sócrates onde consta o diálogo com Meleto, na segunda, a pena conduzida por esse julgamento e na terceira parte as reações e acontecimentos do pós-julgamento, em que Sócrates faz uma reflexão sobre as convicções do decorrer de dua vida, e a relação com os deuses. A forma de escrita empregada foi a de dialogo em primeira pessoa, por ser o relato do próprio filósofo.
2) Quais as acusações feitas a Socrátes?
R: As acusações feitas por Meleto são as de não aceitar os deuses reconhecidos pelo estado Ateniense e de introduzir novos conhecimentos de fundamento“não mitológico”, influenciando a mentalidade da juventude que o cercava.
3) Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates?
R: Sócrates utilizou a lógica reversa em sua defesa. O mesmo buscava entender o mundo através da filosofia, buscando entender os acontecimentos cotidianos por forma racional e não através da mitoogia. Tal conhecimento era compartilhado com a população e essas idéias não seriam prejudiciais aos mesmos. Além disso ele supunha algumas questões no decorrer do julgamento, fazia formulações de explicações para elas e ao mesmo tempo minizava a importância nas acusações feitas sobre si. 4) Sócrates foi apontado cmo o homem mais sábio de Atenas. Qual a conclusão de Sócrates sobre essa questão?
R: Sócrates se indagava se seria ou não o homem mais inteligente de Atenas. Para isso ele buscou realizar entrevistas com políticos/governates, artistas e poetas renomados, porém chegou a conclusão que havia apenas um lapso de composição para ambos, não