A responsabilidade social no brasil
Na atual situação econômica brasileira, na qual a pobreza e a falta de incentivos sociais para a população são evidentes, falar de Responsabilidade Social é um assunto muito delicado, pois se reduz em todo e qualquer movimento que possibilita cooperar para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Atualmente, as empresas têm oferecido além de estratégias internas de seus negócios, algumas estratégias externas voltadas para a sociedade. Estas estão integradas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas que carecem cada vez mais de um desempenho global e, que se comprometa com a eficiência, eficácia, efetividade e economicismos, que tenham suas execuções transparentes e operações evidentes e socialmente responsáveis. Neste contexto, nos últimos 50 anos ocorreu um progresso a respeito das gerências, buscando oferecer às organizações garantias para sua sobrevivência no mercado e levando ao máximo as suas conseqüências financeiras.
Na busca de garantir lugar no mercado globalizado e na potencialização do seu desenvolvimento, as empresas hábeis, não poupam trabalhos, cuidados e sacrifícios na redefinição de seus valores, desenvolvendo novos comportamentos voltados para se estabelecer no mundo competitivo: Responsabilidade Social, esta é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas.
Esse propósito sucede da maior conscientização do consumidor e produz uma procura de produtos e hábitos que causem uma mudança de melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valores estes ligadas á cidadania. Além disso, essas mudanças demonstram que o continuo desenvolvimento econômico só será possível se estiver alicerçado em bases sólidas. Deve haver um progresso nas combinações empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.
1. RESPONSABILIDADE SOCIAL, O QUE SIGNIFICA?
A Responsabilidade Social é um