A responsabilidade Social nas Emppresas
1 - Introdução
2 - Conceito de Empresa 2.1 – As diferentes Fases Históricas da Empresa
3 - Enquadramento Teórico do Tema 3.1 - As 3 perspectivas da Responsabilidade Social das Empresas (Clarke, 1998)
4 - Responsabilidade Social: um novo modelo de gestão
5 - Motivações para a adopção de políticas de Responsabilidade Social
6 - Motivações para implementação de um sistema de responsabilidade social
7 - Vantagens de uma estratégia de Responsabilidade Social 7.1 Caso Delta 7.2 Caso Delta - Projectos Realizados
8 - Responsabilidade Social em Portugal
9 - Instituições de apoio a RSE em Portugal
10 - Conclusão
11 - Bibliografia
Introdução
O tema da Responsabilidade Social tem vindo a ser discutido desde metade do séc. XX, sendo que apenas nos últimos anos este tenha obtido um crescimento de interesses, quer ao nível académico quer ao nível empresarial.
A inclusão da Responsabilidade Social na estratégia das empresas é hoje uma realidade. As empresas têm assumido, cada vez mais, um papel de relevo na sociedade, ao integrar preocupações sociais a nível pessoal e comunitário, no lote das metas a atingir, além do seu objectivo principal.
Em sequência, esta alteração de visão das organizações, incorporando princípios que potenciem e enriqueçam as relações, nomeadamente, com os seus colaboradores, mas também com outros stakeholders, beneficia toda a comunidade e é comprovadamente valorizado.
Pode-se definir a Responsabilidade Social das Empresas, como o respeito pelos direitos dos colaboradores, cumprimento de normas sociais, respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se insere, que se reflectem na motivação dos trabalhadores e consequente ao aumento de produtividade.
É cada vez mais comum que os objectivos das empresas contemplem a criação de riqueza, mas também, assumam comportamentos socialmente responsáveis, de forma