A responsabilidade social na formação de engenheiros.
Faculdade de Engenharia Civil
Artigo 1: A responsabilidade social na formação de engenheiros.
A responsabilidade social na formação de engenheiros
Artigo apresentado no curso de Engenharia à Unipac para a entrega do mesmo no primeiro período. Professor: Emerson.
Uberlândia
2013
Questões do Artigo 1.
1. Dentro do contexto do artigo, o que vem a ser stakeholders?
R. O texto nos sugere que stakeholders são as pessoas que estão diretamente ou indiretamente envolvidas no projeto! Tais como sociedade civil e o meio ambiente. Pessoas que dependem dos resultados produtivos e das ações sociais das organizações.
2. Por que o autor diz que atualmente torna-se necessário uma nova ética?
R. Porque essa nova ética é voltada para a solidariedade, tendo foco nos trabalhos sociais, tendo comportamento ético, dando o devido valor e enobrecendo o trabalho, exaltando o caráter das pessoas, reduzindo as desigualdades. É necessária essa nova ética porque o desenvolvimento está diretamente ligado ao valor do ser humano, voltado para a preservação da vida.
3. De acordo com o texto, a formação do engenheiro deve ser mais generalista ou especialista? Cite dois exemplos.
R. De acordo com o texto, o engenheiro deve apresentar um perfil oriundo de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimentos às demandas da sociedade, tais como planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia e também avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas. 4. Qual a diferença entre as habilidades técnica, humana e conceitual?
R. A habilidade técnica está associada à compreensão e