A reprodução
Disciplina: Teoria das Organizações
Carga horária: 68h
Semestre / Curso: 7° ADMINISTRAÇÃO
Data de atualização: Janeiro de 2014
Núcleo: Estratégia
Nucleador: Fábio Martins Leme Marques fabiomlmarques@uol.com.br
Ementa:
Apresentar as principais correntes de estudos das organizações, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas em análise organizacional: Ecologia populacional, contingência estrutural e temas emergentes. Tratando temas como paradigmas, metáforas; abordagens feministas no estudo das organizações; diversidade; ecologia e o ambiente; e, subjetividade.
Objetivos e Níveis de Aprendizagem Cognitiva:
Compreensão: Discutir formas de compreender e influenciar a ação organizacional, revisitando e atualizando tanto temas clássicos (como estratégia, liderança e estrutura), quanto teorias organizacionais contemporâneas.
Análise: Analisar a aplicação e a sinergia das teorias organizacionais contemporâneas em casos empresariais e cenários prospectivos de decisão estratégica.
Conteúdo Programático:
Teoria das Organizações: teorias, paradigmas e organizações; Visão histórica das organizações;
Mudanças no ambiente organizacional; Contexto social: Homem e o trabalho; Da Teoria da
Administração para a Teoria das Organizações; Gareth Morgan e as metáforas: Máquina, organismo vivo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, Fluxo e transformação e instrumentos de dominação; Teoria da Contingência Estrutural; Ecologia das Populações
Organizacionais; Abordagem Feminista nas Organizações; Diversidade e Identidade; e, subjetividade. Metodologia:
As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus