A representaçao do sertanejo na obra de luiz gonzaga
Nesse trabalho pretendo compreender a maneira como foi retratada a vida dos sertanejos, apartir da visão de um sertanejo. A tristeza vivenciada pelo homem que acabava deixando sua terra em busca de melhores condições. O amor daquele que era capaz de dar a vida por um trabalho pouco valorizado que não lhe rendia lucro.
Luiz Gonzaga é um dos maiores ícones da música popular brasileira que ganhou muito prestigio nos anos 50 no meio artístico, cantando e encantando a todo com seu ritmo diferenciado e letras que retratavam a realidade de um lugar de muitas belezas, com pessoas de fibra, que com muita luta resistiam ao sofrimento de cabeça erguida e apesar de tudo eram felizes no seu berço natural não encontrado felicidade em outro lugar do mundo.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912 no município de Exu - PE onde permaneceu ate a idade dos dezoito anos. Depois de uma seria discussão com seus pais por conta de um namoro ele foi embora deixando sua terra natal. Ao sair de Exu, Luiz Gonzaga foi cabo corneteiro do exercito na capital do Ceara. Depois de viajar bastante e já ter passado por São Paulo ele vai para o Rio de Janeiro na intenção de ganhar a vida com sua música. Logo no inicio de sua careira Luiz Gonzaga se apresentava em botequins e seu repertório era composto de tangos, boleros, valsas e fox trors. Devido solicitações de pessoas que o ouviam tocar e pediam algo que os fizessem lembra a sua terra, em 1941, Luiz Gonzaga, compôs duas músicas, que foram, vire e mexe e pé de serra. Foi com a musica vire e mexe que ele ganhou o primeiro prêmio musical no programa de Ary Barroso e em setembro de 1945 selou contrato com a Radio Nacional e também pela gravadora RCA Victor. Posterior a tudo isso vem a grande representação de Luiz Gonzaga no auditório da PRE-8, foi nesse momento que pela primeira vez ele vestio o personagem de homem do sertão alpercatas de couro, roupas de boiadeiro,