A repercussão das ferramentas contábeis e tecnológicas na educação financeira das familias
André Ricardo Moura Neves²
RESUMO
Os mercados com suas propagandas cada vez mais presentes no dia-a-dia das famílias são uma grande tentação, criando necessidades que antes não existiam, a própria tecnologia criou recursos que até poucos anos eram impensáveis, senão meros apetrechos de filmes de ficção cientifica e espionagem. Essa nova realidade forneceu ao cidadão e sua família a oportunidade de utilizar ferramentas para o controle das suas finanças. Desta maneira esse artigo buscou abordar a repercussão das ferramentas contábeis e tecnológicas na educação financeira das famílias. Para nosso trabalho utilizamos levantamento bibliográfico através de artigos científicos, livros, sites especializados, entre outros, aprofundando assim o assunto exposto no presente trabalho. Foi criado um Blog, para ser utilizados pelos alunos e suas famílias além da aplicação de um questionário ao grupo objeto de interesse. A presente pesquisa trata-se de abordagem descritiva e quantitativa, uma vez que buscou a descrição das características de uma determinada população e foram utilizados métodos estatísticos visando quantificar as informações e opiniões obtidas com a coleta de dados.
Palavras-chave: Educação Financeira, Família, Ferramentas Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho fazer-se-á um estudo sobre a Educação Financeira Familiar e a repercussão das ferramentas contábeis e tecnológicas neste processo.
A Contabilidade compreende uma ferramenta indispensável ao processo decisório empresarial e cada vez mais presente no controle pessoal patrimonial, porém ainda encontra-se muito carente de estudos direcionados a esta área específica, embora tenha um arsenal literário bastante rico. Nesse sentido, pôde-se perceber que uma quantidade restrita de livros tem caráter científico sendo que a maioria dos mesmos normalmente contam histórias de superação pessoal. Assim sendo,