a religiao nos dia atuais
Introdução
A pluralidade religiosa é uma realidade que passa além a reflexão teológica da atualidade. O diálogo inter-religioso apresenta-se como uma necessidade do mundo contemporâneo. Esta nova conjuntura sócio religiosa desinstala o cristianismo de seu posicionamento auto-centrado que durante séculos ocupou papel de destaque no cenário do universo. Como compreender esta diversidade religiosa? Qual é o específico cristão neste universo plural? Há salvação em outras religiões ou o cristianismo é a única mediação? O objetivo dessa comunicação é responder a esses questionamentos demarcando a identidade cristã.
É do interior do inclusivismo aberto que se desenvolve uma reflexão buscando demarcar a identidade cristã numa perspectiva de abertura ao diálogo com outras tradições religiosas.
A relevância desse estudo está em situar a identidade cristã na pluralidade contemporânea. Nesse sentido, esta reflexão visa somente apresenta o novo paradigma da religião do mundo atual em caráter particular da semelhança da vida religiosa neste universo globalizado.
Pluralismo Religioso como novo Paradigma da Visão Moderna
A nova consciência da pluralidade religiosa que começou, institucionalmente, a fazer parte da vida eclesial católica, tendo seu marco referencial no Concílio Vaticano II, teve várias leituras e reações.
Nessa busca de maior consciência sobre as religiões, Geffré defende uma tese de fundamental importância, de maneira particular, para o pensamento teológico cristão. Afirmará que o pluralismo religioso é um novo paradigma teológico, por isso merece atenção especial. Ante a descrença religiosa e, mais que isso, ante a indiferença religiosa que marcou a época moderna, agora há um "retorno do religioso e a vitalidade das grandes religiões não cristãs."
Os documentos do Concílio Vaticano II demonstram de maneira relevante a mudança ocorrida na forma como a Igreja Católica irá olhar as outras denominações e tradições