A RELEVÂNCIA OU NÃO DA MATEMÁTICA PARA A ECONOMIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROF. ARIMATÉIA
A RELEVÂNCIA OU NÃO DA MATEMÁTICA PARA A ECONOMIA
Alunos: André Rodrigues Antonio Genú Eliard Velos Sofia Siqueira
RECIFE/JUNHO 2011
Introdução
Na Economia, a Matemática se apresenta com grande relevância. Seja pela sua característica de possibilitar a criação de modelos matemáticos que simplificam os sistemas econômicos mais complexos, seja na matemática aplicada, que permite que muitos símbolos possam representar as variáveis encontradas no mundo real.
Para muitos autores, como Celso Furtado, a criação de modelos é o fator que reúne melhor as realidades matemáticas e econômicas. Esses modelos, como já foi dito anteriormente, podem relacionar dados possíveis de uma expressão quantitativa e conseguir explicar o funcionamento de uma unidade econômica simples ou complexa. Os modelos são nada mais que projetos com a finalidade de melhor se chegar a conclusões concretas, pois é possível fazer as ligações necessárias entre variáveis envolvidas.
Porém, a matemática apresenta suas vantagens e desvantagens, como qualquer outra ciência. Pelo seu lado vantajoso, podemos citar a sua linguagem precisa e concisa, a possibilidade de utilizar muitas variáveis e grande números de teoremas que podem ser utilizados. Por outro lado, economistas não matemáticos não se beneficiam das descobertas dos economistas matemáticos.
A relevância da matemática para a economia
Para alguns economistas a matemática tem um papel importante na