A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM
UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ - UVA
Sobral – CE
2011
WILLIAM CRAVEIRO PEREIRA
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM
Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Lingua Inglesa.
Orientador (a): Professora Cleidimar Rodrigues
UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ - UVA
Sobral – CE
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. JUSTIFICATIVA 06
3. OBJETIVOS 07
3.1 GERAL 07
3.2 ESPECÍFICOS 07
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08
5. METODOLOGIA 16
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 17
7. REFERÊNCIAS 18
1. INTRODUÇÃO
Há muito se discute a participação do professor em relação ao comportamento e desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Existem algumas formas de abordagem de ensino e também uma variedade na interação. Isso é, métodos que vão do mais conservador ao mais liberal, aquele em que há uma grande distância entre professor e aluno, ou aquele em que o aluno é o centro da educação, é amplamente ouvido e constantemente estimulado à participação.
O modo de agir do professor é fundamentado num determinado conceito imposto pela sociedade. Houve tempos em que o professor tinha um papel definido, um padrão de ação. Hoje é exigido do professor uma compreensão mais aprofundada do aluno e seu desenvolvimento. As relações complexas que existem na sociedade, a exigência de que a escola com novos cursos se insira na vida, nos problemas e na realidade do aluno, contribuem para que a ação do professor em sala de aula se torne cada vez mais abrangente.
“Quando um professor é incapaz de manifestar-se amorosamente em