A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA A PARTIR DA PROCESSUALIDADE DE UM FÓRUM DE FAMÍLIAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE NORBERT ELIAS.
1639 palavras
7 páginas
REFLEXÃO A PARTIR DA TESE DE DOUTORADO DE REGINALDO CÉLIO SOBRINHO: A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA A PARTIR DA PROCESSUALIDADE DE UM FÓRUM DE FAMÍLIAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE NORBERT ELIAS. 1 INTRODUÇÃO
O Fórum de Famílias de Alunos com Deficiência instituiu-se em 2004, e salientava que os pais do alunado “especial” e os profissionais do ensino necessitavam de um espaço de formação. Os encontros aconteciam mensalmente em uma instituição de ensino comum da rede municipal de vitória (ES). A investigação estendeu-se de março de 2004 até junho de 2008, contudo os anos referentes a 2004, 2005 e 2006 foram analisados a partir do estudo das atas das reuniões do Fórum, já o período de março de 2007 a junho de 2008 foi realizado através de encontros mensais às quartas feiras, no período matutino, no total de 15 encontros mensais, e vinte e cinco reuniões da equipe de coordenação.
O propósito da pesquisa foi o de compreender como se expressa a balança de poder na relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento. O objetivo da pesquisa, a sistematização e a análise dos dados teve como referência a abordagem teórico metodológica da pesquisa- ação colaborativa- crítica, além dos pressupostos da Sociologia Figuracional que faz parte da literatura de Norbert Elias.
2 REFLEXÕES SOBRE A TESE
Para discutir-se sobre o delineamento da pesquisa é necessário refletirmos a luz da relação família e escola tendo como parâmetro os pressupostos da Sociologia Figuracional elaborado por Norbert Elias, compreendendo que o seu ponto de partida é dado nas relações humanas, e que nessas relações há uma interdependência vivida pelos indivíduos e grupos que as formam. Assim sendo, a família e escola configuram-se de uma relação de interdependência mútua, e nessa relação existe uma balança de poder. Para melhor explicitar a ideia de Elias: [...] Uma rede é feita de múltiplos fios