A relação famlia e escola
Escola
CENTRO UNIVERSITÁRIO
LEONARDO DA VINCI - UNIASELVI
ACADÊMICAS:
Janete
Karoline
Rose
Tuanne
Gilnara
Maria Jose
Tatiana
PROFESSOR TUTOR EXTERNO: Miguel
TURMA: PED 0411
INTRODUÇÃO:
Tanto a família quanto a escola tem a finalidade de educar suas crianças, desse modo parece evidente que ambas devam manter uma relação de cooperação, no entanto o que é evidente óbvio não ocorre de fato. Isto é o que se tem observado nos dois pontos de vista, é que a escola reclama da falta da família do desempenho escolar da criança, da falta de pulso dos pais em colocar limites aos filhos e da dificuldade que muitos deles encontram para transmitirem valores éticos e morais considerados relevantes para o convívio social. Já a família reclama da exagerada cobrança escolar para que os pais se responsabilizem mais pela aprendizagem do aluno. Assim o presente texto tem o intuito de colaborar com a discussão e reflexão sobre a necessidade do bom relacionamento entre a família e a escola para um melhor desempenho escolar do sujeito.
Educadores familiares e educadores
As relaçõesescolares das famílias com a escola são
um tema controverso no sistema de ensino.
Muito se fala e pouco se faz. As escolas se queixam da família e vice versa.
Analisaremos alguns formatos típicos da relação das famílias nas escolas:
A relação burocrático-formal
A relação tutelar
A relação programático-utilitária
A relação participativa e democrática
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho teve como finalidade refletir sobre a necessidade da família estar presente no âmbito escolar, para isso faz-se necessário que a família e a escola sejam trabalhadas com mais intensidade para que ambas mantenham uma relação mais solida a fim de resolver as dificuldades encontradas.
Sabe-se que não é fácil manter a parceria, pois é a partir desta parceria que podemos formar uma educação com bases solidas tornando-se aliadas na educação.