A relação estabelecidas entre gg, gr, ga e artes circenses
As abordagens de todos esses temas podem proporcionar, as atividades oportunidades privilegiadas de divertimento e satisfação porque são geradas criativa e espontaneamente, e usam a realidade na qual as pessoas estão inseridas. Devido ao caráter de autonomia e liberdade, favorece o convívio em novos grupos, fazendo com que o indivíduo se torne critico, criativo, se sociabilize, além da solidariedade e identificação social. Assim, podemos considerá-la como elemento privilegiado no contexto educativo.
Todos esses tipos de ginástica não podem ser isoladas uma das outras nem das atividades humanas, pois desta forma corre-se o risco de formar conceitos parciais e simplistas e fragmentados.
Vale lembrar que a ginástica artística, a ginástica rítmica, dentre outras são consideradas de competição, já a ginástica geral está orientada para as questões educacionais e do lazer, para a prática sem fins competitivos, privilegiando a demonstração.
Os gestos da GR, GA, GG e artes circenses se aproximam entre si e são importantes manifestações da cultura corporal, e permite remeter às experiências do Se-Movimentar do aluno nas atividades cotidianas e em outras atividades motoras, como GG, GR, esportes coletivos, atividades rítmicas etc. devem ser associados a eixos temáticos.
Nos vários tipos de ginástica são usadas as capacidades físicas de força. flexibilidade,agilidade,assim como o equilíbrio,os gestos são realizados com graça e beleza.
Como a própria proposta diz: o modo de fazer (técnica) deve vir relacionado às razões do fazer (tática), também presentes nas modalidades individuais. Portanto, é importante ressaltar que o modo de fazer determinado movimento tem relação com as razões do fazer.
Muitos movimentos do contexto dos alunos se assemelham aos que constituem o universo da ginástica. Como as brincadeiras tradicionais de cordas e bambolês, as atividades circenses com os malabaristas, os