A relação entre o texto de Kantor e a Op Art
Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ
A relação entre o texto de Kantor e a Op Art
De acordo com o texto Teatro Independente , Kantor , evidencia a criação artificial dada ao teatro atual, tornando o teatro cada vez mais de uma pretensão insuportável, segundo suas palavras. Com algumas características, nos fala como o teatro trata a ilusão e a realidade, o concretismo de criar uma atmosfera e circunstâncias tais que a realidade ilusória do drama onde encontra o seu lugar, para que ela se torne possível e de acordo com o próprio Kantor: “O teatro não deve dar a ilusão de realidade contida no drama. O drama é a realidade”.
Kantor também aponta que os cenários e objetos de cena extremamente naturalistas faziam com que o espectador diminuísse seu campo sensorial.
A imagem naturalista no teatro, para Kantor, trazia bastante obstáculo para a percepção da obra de arte. Ele reforça a grande importância da abstração teatral, pois elas atingem o subconsciente, fazendo com que o espectador sinta o drama sem ter que distingui-las e analisa-las objetivamente.
Outra importante questão é a encenação, para Kantor é de extrema importância o jogo dos atores, onde eles atingem um estado de “grande ilusão”. Atuando principalmente pelo movimento e pela voz e assim sendo confundido até mesmo com os espectadores.
Relacionando o texto à estética do Op Art, também conhecida como Arte Óptica, um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas, elaborei o croqui de um figurino. Utilizando do conceito, onde encontrei algumas similaridades às palavras de Kantor. Aplicando recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas, as imagens parecem ter movimento e em muitas das obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.
Imagem usada como referência estética. Edital de moda retirada da revista
A W Magazine- Edição Janeiro/2013.