A relação entre o Programa Mais Educação e os Objetivos do Milênio
O Programa Mais Educação faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).
A proposta é que as escolas públicas de ensino fundamental estaduais, municipais e do Distrito Federal, ao aderir ao Programa, passem a oferecer aos seus alunos uma jornada de no mínimo 7 horas diárias. Para isso as escolas contarão com recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola, repassados pelo Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) para as unidades executoras das escolas.
As diretrizes do programa não deixam dúvidas de que o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com o qual este mais se relaciona é o segundo objetivo: Educação Básica de Qualidade Para Todos.
Este objetivo do milênio visa atingir o ensino básico universal. Todos, sem exceção, devem ter educação de qualidade pelo menos no ensino básico. A meta relativa a este objetivo é garantir que até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido ou estejam recebendo educação de qualidade relativo ao ensino básico.
O programa oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública disponibilizando aos alunos atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica.
Por priorizar as escolas que possuam mais da metade de seus alunos como beneficiários do Bolsa Família e nas quais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) seja baixo, o programa acaba por melhorar a educação justamente nas regiões de maior necessidade, e assim aumenta o IDEB dessas escolas além de igualar os seus resultados aos das escolas frequentadas por alunos não beneficiados pelo Bolsa Família.
As atividades realizadas pelos alunos no período extra de aula, auxiliam para que eles tenham vivencia no aprendizado. O propósito da educação integral é justamente estabelecer um diálogo ampliado entre