A relação entre o pensamento teológico do inicio da era moderna e o desenvolvimento do pensamento cientifico
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa configura-se como um empreendimento para compreender a ciência da informação no contexto da pós-modernidade, tendo como pressuposto a idéia da impossibilidade de promover um debate sobre o estatuto científico da ciência da informação fora desse contexto. Dito de outro modo, tenta-se sustentar que a ciência da informação passa por um processo de busca paradigmática, aspecto presente em qualquer ciência na pós-modernidade.
O empreendimento proposto requer, inicialmente, a caracterização do pensamento (filosófico) científico na pós-modernidade. Esse último não se conforma a regras, dogmas ou doutrinas únicas, não havendo, portanto, um padrão único a ser seguido. Com efeito, mistura de padrões dentro de uma despadronização, o pós-moderno configura-se através do sistema e do caótico que envolve as relações e inter-relações universais. No campo da economia, da política, da cultura, das novas tecnologias e, principalmente, da ciência, essas características não passam despercebidas, pois interferem de maneira quase que determinante nessas áreas. Especificamente na ciência, o debate que a envolveu ao longo do século XX foi decisivo para sua própria desdogmatização, dirigindo-a para a busca de novos modos e versões paradigmáticos.
A partir dessas rupturas, as disciplinas científicas tendem a contextualizar-se paradigmaticamente por meio de estudos epistemológicos, de novo tipo. É isto o que se pretende