A relação entre o Ensino e a Pesquisa (Para Historiadores)
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE IRATI
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História
Palestra: A relação entre o Ensino e a Pesquisa (Para Historiadores)
Luis Fernando Cerri- UEPG
A palestra ocorreu na noite em setembro nas dependencias da Universidade estadual do centro oeste, Campus de Irati. O professor Cerri, iniciou sua fala colocando que dividiria em três momentos. Na primeira questionou se existia uma relação entre o ensino de qualidade com a pesquisa, quando se estuda a estatistica se estipula a hipotese. A estatística tem que provar que não existe hipotese nela.
O que entendo por ensino, o que entendo por pesquisa, o professor utilizou muito o escritor Paulo Freire. Utilizou a sitação que ensina exige pesquisa “ não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Enquanto ensino continuo buscandor, reprocurando. A perspectiva de pesquisa de Paulo Freire é uma postura diante do mundo e encontrar em professor leigos que não tyem formação mas tem o jeito para a pesquisa. Luis Fernando abordou que para não perder o rumo da especialização é de suma importância que o professor fale e trabalhe sua pesquisa com os alunos. Ainda se questionou o quanto ganho e o quanto perco ao me especializar. A pesquisa com atitude docente de busca, a qual não é dada pela formação universitária. Paulo Freire utilizava o termo concientização (processo em que o professor e o aluno domina e faz leitura do mundo).
Para Cerri se penso o professor como pesquisador de onde vem, sua formação vem de onde?. Abordou também sobre a postura dos professores mais experientes e sobre os professores recém-formados, cerri salientou que os mais novos tem grande tendencia para a pesquisa. O professor Cerri abordou que a pesquisa como produção de conhecimento é útil para a qualidade de ensino. A reflexão da didática de história seria de campo da Teoria da História.
Abordou ainda sobre o curriculo oculto, salientou que