A relação entre empresas multinacionais e globalização
A relação entre empresas multinacionais e globalização
Graduação no Curso de Direito
Professor: Caio Nelson Vono de Azevedo
Poços de Caldas
2013
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Campus Poços de Caldas
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Geral do Estado dada pelo professor Caio Nelson Vono de Azevedo, do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus em Poços de Caldas.
Aluna: Rafaela Sousa Rocha Oliveira
A relação entre Empresas Multinacionais e Globalização
O termo Globalização é normalmente utilizado a propósito de um conjunto de transformações socioeconômicas que vêm atravessando as sociedades contemporâneas em todos os cantos do mundo. Tais transformações constituem um conjunto de novas realidades e está diretamente relacionado ao comercio internacional.
O domínio sobre a economia internacional, o marketing e os diversos idiomas, fazem parte da formação básica de qualquer interessado no sucesso dentro do comercio internacional.
Vivendo em uma época em que as economias se relacionam o tempo todo através dos meios de comunicação, o valor do capital deve ser aplicado na produção, pois é ela que atende aos interesses nacionais e da sociedade internacional, sendo uma ferramenta de trabalho para garantir recursos em lugares onde haja escassez dos mesmos. Com isso tudo, entra em cena a famosa empresa multinacional.
Empresas Multinacionais, segundo a unidade VII do livro “Teoria do Estado” são sociedades anônimas de capital aberto cujas ações ao portador são negociáveis em bolsas de valores por todo o mundo, nada impedindo de terem sido fundadas ou terem sede no Brasil. Com essas ações sendo vendidas em bolsas as empresas se capitalizam rapidamente sem a necessidade de endividamentos por empréstimos bancários, devido aos altos custos de juros.
No caso de