A relação de Custo Volume e Lucro: Um estudo de uma indústria metalúrgica do município de Sinop – MT
REALEZA 2014
Verifica-se que a contabilidade atualmente serve para fortalecer a administração das empresas por meio da relação de custo, volume e lucro, o qual é um instrumento da área de custo que pode ser utilizada nas decisões gerenciais das empresas, facilitando assim a elaboração de um plano operacional, assim destaca-se a maximização do desempenho, tanto no aspecto, econômico e financeiro.
Destaca-se que a ideia principal da contabilidade gerencial é servir como planejamento, avaliação, controle e assegurar o uso apropriado de recursos dentro da empresa, ressalta-se que um controle rigoroso faz com que se possam conhecer ainda mais suas capacidades de vendas e de produção.
Relativo à contabilidade gerencial tem-se duas definições, de acordo com Iudícibus ela irá auxiliar os gerentes das entidades em seu processo de tomada de decisão; segundo Padoveze, há departamentos distintos que são responsáveis pela aplicação de cada uma dessas disciplinas. A contabilidade Gerencial esta relacionada como fornecimento de informações contábil como o instrumento da administração.
A contabilidade de custo esta diretamente relacionada á contabilidade financeira, quando necessário para avaliar o estoque das industrias. Antes do surgimento das indústrias a função do contador não era tão complexa, pois para fazer o levantamento do balaço na apuração final bastava o levantamento do estoque já que a unidade de monetária era mais fácil. Com o surgimento das empresas esse cenário se torna diferente, agora o contador tenta adaptar a empresa industrial aos mesmos critérios utilizados nas empresas comerciais.
Para tanto verifica-se que a analise de custo volume e lucro, auxilia nas tomadas de decisões, abrangendo diversos campos como margem de contribuição, ponto de equilibrio e margem de segurança. Para realizar uma analise correta, na alteração dos preços