A relação ciência, tecnologia e sociedade
Nos dias atuais as propostas para o ensino de ciências têm por objetivo levar os alunos a construir o seu conhecimento, introduzindo atividades para discussão de problemas de ciências, tecnologia e sociedade. O papel dos cientistas na construção de um conhecimento científico influencia e é influenciado pela sociedade; atividades com este tema é de suma importância para fazer o levantamento crítico do aprendiz, o que motivou grandes pensadores históricos.
Os professores devem despertar o interesse dos alunos pelas grandes questões filosóficas e históricas utilizando artifícios para este objetivo, como levantar tópicos específicos para a discussão, ao invés de fornecer respostas prontas. É uma sugestão para esta tarefa. Há uma grande necessidade de temas controversos para a educação científica, pois os mesmos movem a engrenagem da curiosidade pela construção do saber.
A educação que apresenta as idéias como verdade absoluta favorece uma visão distorcida das dimensões históricas da ciência, pois não contribui com o interesse de buscar o conhecimento. É importante que os estudantes vivenciem conflitos de idéias, o que pode contribuir para a reflexão do conteúdo em questão, pois uma discussão aberta com diferentes pontos de vista leva os participantes a rever suas idéias ampliando os seus conceitos de ciências e tecnologia. Proporcionar os alunos uma consciência e apreciação cada vez mais profunda dos problemas da sociedade, fazendo a relação de ciência com sociedade, são uma proposta para estimular o interesse e levá-los a viver o conteúdo com o social.
Promover respostas finais não é o objetivo direto, mas sim algum insight sobre o modo como os cientistas trabalham ou como o conhecimento científico é alcançado; este é o ponto chave em relacionar ciência, tecnologia e sociedade no ensino de ciência.
Daniel Salustiano Costa Neto, 2012.2
Graduando em Licenciatura em Química,