A relação cidadâo
A preocupação, quanto ao descarte do lixo e o seu posterior armazenamento, começou no Brasil na virada do século XIX. Atualmente, com o crescimento da produção industrial e do forte consumismo, o aumento na geração de lixo torna-se inevitável. Somado a isso, está o fato de no brasil não ter locais apropriados para o armazenamento, e a falta de informações, quanto ao descarte de lixos tóxicos, como pilhas e baterias.
Tudo isso acaba gerando sérios problemas, que afetam direta e/ou indiretamente a todos. Lixos descartados em locais inapropriados, além de causarem poluição visual, promovem a proliferação de muitos vetores de doenças, além de liberarem metano, gás estufa. Materiais tóxicos contaminam o solo e a água, afetando não só a biodiversidade local, como a saúde humana. Diante disso, uma possível ação é a privatização de empresas de coleta e tratamento do lixo, tal ação tem se mostrado lucrativa em países desenvolvidos.
Percebe-se que várias são as causas que contribuem para a geração de lixo no brasil. Assim, é necessário a construção de aterros sanitários e a divulgação, através de mídia sobre o correto descarte de materiais tóxicos, além disso, uma outra ação pode ser tomada pelo governo, a de oferecer incentivos fiscais as pessoas, que descartam e armazenam corretamente seu lixo. Tais medidas transformariam lentamente a sociedade, afim de que no futuro, tais atos fiquem enraizadas na população.