A região geopolitica de Chechenia
Politicamente, a área reconhecida como cáucaso está dividida politicamente nas seguintes entidades:
No norte:
Federação Russa
Chechênia
Inguchétia
Daguestão
Adiguésia
Cabárdia-Balcária
Carachai-Circássia
Ossétia do Norte
Krai de Krasnodar
Krai de Stavropol
No sul:
Abecásia
Armênia
Azerbaijão
Geórgia
Nagorno-Karabakh
Ossétia do Sul
Irã
Turquia
São inúmeros os conflitos atualmente se desenvolvendo em boa parte destas áreas descritas. Na região norte do cáucaso, toda pertencente à Federação Russa, é notória a questão da Chechênia, que se desenrola desde 1994, ano do início da Primeira Guerra Chechena, passando pela fundação da não-reconhecida República Chechena da Ichkeria, existente entre a primeira e a Segunda Guerra Chechena, iniciada em 1999. Os separatistas chechenos, desejosos de fundar um estado teocrático islâmico nesta república russa. Várias organizações clandestinas ainda continuam a lutar, através principalmente de atos terroristas de impacto na opinião pública mundial, mas o governo russo vem cada vez mais reprimindo toda e qualquer manifestação.
A república russa da Inguchétia, vizinha à da Chechênia, e também de população predominantemente islâmica, acabou atraída pelos conflitos em sua fronteira. No fim da década de 90 e no fim dos anos 2000, vários distúrbios civis ocorreram, necessitando da intervenção russa também nesta área.
Outra república russa vizinha, o Daguestão, que faz fronteira com a Chechênia e também de maioria islâmica desenvolveu um movimento de guerrilha desde o início da década de 00, que vem resistindo sistematicamente à repressão russa que occorre com o mesmo rigor do que nas outras repúblicas.