a regiao metropolitana de curitiba
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a Região Metropolitana possui 3.168.980 habitantes numa área de 15.419 km². Esta população cresceu 3,5 vezes mais desde a década de 70, passou de 907 mil habitantes para os atuais 3,2 milhões de habitantes.
Os municípios da RMC concentram 64% do total da população urbana do Estado. A população feminina representa 51,4% do total enquanto a dos homens é representada por 48,6%.
A Região Metropolitana de Curitiba, também conhecida como Grande Curitiba, reúne 29 municípios do estado do Paraná em relativo processo de conurbação. O termo refere-se à extensão da capital paranaense, formando com seus municípios lindeiros (ou próximos) uma mancha urbana contínua.
Estimativas de 2008 do IBGE apontam que a Região Metropolitana de Curitiba totaliza 3.260.292 habitantes,5 sendo a segunda mais populosa do sul do país e a oitava do Brasil. É também a 118ª maior área metropolitana do mundo, segundo projeções para 2008.6
De acordo com pesquisa da revista América Economia, publicada na edição especial Cidades 2006, que tem como título "A Cidade Inovadora", Curitiba obteve a quinta colocação no ranking das melhores cidades para se investir no continente, à frente de importantes capitais como Cidade do México, Buenos Aires e Brasília.7 A matéria levou em conta os principais pólos econômicos latino-americanos ou aqueles com maior relevância para os negócios. À frente da capital paranaense estão apenas São Paulo, primeiro lugar no ranking, Santiago, no