A Reforma Ortográfica
O idioma falado e grafado é um elemento de coesão nacional, carregando assim uma carga histórica e cultural de um povo. Dessa forma entende-se que o novo acordo ortográfico reformulou profundamente as regras, como a do Hífen, com o objetivo de deixar as palavras mais claras e simples e homogeneizar o uso do português.
Existem várias regras para explicar o uso do Hífen:
1) Regra – O prefixo ab- exige hífen quando seguido de vocábulo iniciado com a letra b, h ou r
Ex.1: O réu ficou ab-reptício diante da sua condenação de 20 anos de prisão.
Ex.2: ‘’ Aeroporto de Maricá: fechamento ab-rupto e denúncia na CBN levantam suspeitas’’.
Ex.3: Campo de aplicação da lei do glúten (lei 8.543 /92 ab-rogada pela lei 10.674 /2003) e eventual antinomia com o art. 31 do código de defesa do consumidor. Mandado de segurança preventivo.
Obs.: O novo acordo ortográfico permite que a palavra abrupto seja escrita de duas maneiras tanto ‘’abrupto’’ quanto ‘’ab-rupto’’ pois é uma exceção.
2) Regra -O prefixo ad- exige hífen quando seguido de vocábulo iniciado com a letra d, h ou r.
Ex.1: Excesso de trabalho, má alimentação, sedentarismo e aborrecimentos são causas que podem induzir à fadiga ad-renal.
Ex.2: A região plantar apresenta uma aponeurose extensa, a qual redescobre uma região que vai do calcâneo até ad-digital, onde se divide em cinco, correspondendo aos dedos do pé.
Ex.3: Na linguagem jurídica, usam-se, com frequência, palavras e expressões latinas, as quais devem vir destacadas no texto (itálico). Conheça algumas e seus significados: “AD-HONOREM” significa “por honra/gratuitamente (diz-se daquilo que é feito sem interesse lucrativo)”.
3) Regra -O prefixo sob- exige hífen quando seguido de palavra iniciada com b,h,ou r.
Ex.1: O Policial sob-rojou para não ser atingido enquanto tentava ocupar o complexo da Maré.
Ex. 2: A polícia federal achou a maconha escondida sob-roda.
4) Regra – O prefixo sub exige hífen quando o vocábulo seguinte