A Reencarna O Espiritismo 1
Não há ao certo um numero especifico de reencarnações no espiritismo, o espírito esta se aperfeiçoando a cada encarnação, quando se estiver limpo de todas as impurezas não há mais necessidade das provas da vida corporal e depois da sua ultima encarnação se encontrará como um espírito puro. A quantidade de encarnações varia de um espírito para outro, alguns são mais esforçados na vida material, por conseguinte evoluem mais rápido do que aqueles que não se dedicam ao progresso, passando assim mais tempo no mundo de sofrimento.
A doutrina espírita explica que não podemos nos lembrar das nossas vidas passadas porque influenciaria no progresso do espírito. Lembrar daqueles que nos prejudicaram ou que prejudicamos, não teria condições dos espíritos evoluírem, pois as desavenças que tivemos no passado com algumas pessoas podem ser resolvidas em outra vida. Muitas vezes os inimigos do passado nos são hoje, nossos irmãos, nossos pais ou amigos com a intenção de reconciliação de todos progredirem e se tornarem espíritos bem-aventurados. A fim de resolver erros do passado, certamente as lembranças que nos foram ruins nos prejudicariam para busca da perfeição. Depois de desencarnado o espírito se lembra de sua vida passada, dependendo do grau evolutivo.
Muitas pessoas procuram saber o que foram e o que fizeram em outras vidas. Porem como o espírito esta sempre em progresso,