A Redução de Resíduos Têxteis e de Impactos Ambientais
Atualmente a sociedade vive um contexto onde o consumo exagerado e a exploração dos recursos naturais é cada vez maior estes fatores citados anteriormente se originam do crescimento populacional e da larga escala de industrialização, o que nos faz refletir sobre o futuro do planeta e dos seres vivos, gerando a necessidade de ações oriundas das mudanças de atitudes e de comportamentos.
O interesse ambiental por parte da indústria vem crescendo, devido ao aumento da poluição, e seus efeitos negativos, pelo desenvolvimento de leis – como as ISO’s – e pelo crescimento da demanda por produtos e processos ecologicamente corretos, conhecidos também como produtos “verdes” e processos “limpos”.
A indústria de confecções do vestuário produto possui um ciclo de vida comercial curto por se tratar de um produto relacionado à moda. O consumismo guiado por fatores culturais, tais como conforto, estética, escolha individual e novidade, faz com que esta indústria colabore para a elevada utilização dos recursos naturais e posterior geração de resíduos, tornando necessária a discussão sobre modelos e processos de produção e consumo responsáveis. Como alternativa, surge a possibilidade das empresas adotarem tecnologias limpas, que são justificáveis à medida que podem levar a um aumento de produtividade, resultante da redução de custos, e à racionalização dos desperdícios no âmbito dos processos produtivos.
Assim sendo, atitudes devem ser tomadas pelos gestores das organizações desde a escolha das matérias-primas até o descarte dos produtos pelo consumidor, com foco na minimização ou, se possível, na eliminação da geração de resíduos, que é a forma mais efetiva para combater a degradação da natureza. A reutilização, a reciclagem e a destinação correta dos materiais devem ser atitudes a serem tomadas, quando não for possível eliminar os resíduos na fonte.
Portanto, o quanto antes as organizações compreenderem as questões que envolvem o meio ambiente, vistas como