A REDU O DA MAIORIDADE PENAL 1
É um dos assuntos mais comentado na atualidade, se deve ou não ser diminuída a idade penal, vem gerando grandes debates pela sociedade e pelas autoridades. Sou Contra a Redução, pois o jovem ainda se encontra em “desenvolvimento” sendo ainda imaturo e só se preocupa em realizar seus desejos sem pensar nas consequências, a redução não vai resolver o problema de violência do Brasil.
Não existe no Brasil a intenção da reforma política penitenciária, são poucos os presídios que tem programa de recuperação para os detentos, devido as grandes lotações fica difícil da atenção a todos os detentos, uma reforma prisional seria essencial para as mudanças necessárias. Nos dias de hoje as delegacias e presídios funcionam como escola e universidade para o crime organizado. A entrada precoce de um adolescente em nosso sistema penitenciário só faria aumentar o número de bandidos, pois tornaria distantes de qualquer medida socioeducativa.
Se não houvesse tanta incompetência do estado, que não garante a todas as crianças creches e educação de qualidade, esporte, e lazer o índice de violência seria menor.
O Brasil não tem cultura de prevenir só saber tomar alguma atitude depois de alguma tragédia, o que precisamos não é só de uma reforma no sistema penitenciário e sim no sistema politico, muitos desses jovens quem entram no mundo crime é por falta de oportunidade de ter tido uma educação de qualidade.
Se o Estatuto da Criança e do Adolescente fosse levado ao pé da letra seria eficiente para o controle da criminalidade infanto-juvenil, com incentivo a aplicação de medidas socioeducativas. A nossa sociedade tem muito que mudar ainda.