A rede social
O filme facebook mostras a história de um o jovem gênio em programação de computadores Mark Zuckerberg, graduando da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que leva um fora da namorada e ataca a reputação dela por meio de seu blog. Em seguida, cria um aplicativo para avaliar a beleza e sensualidade das universitárias do campus, o Facemash, com ajuda do programador e amigo Eduardo Saverin que investe 15 mil dólares no projeto tornando o diretor financeiro com 30% da empresa.
A invenção torna Zuckerberg popular e três outros estudantes o convidam para ajudar a colocar no ar um projeto pessoal deles: uma rede social universitária, na qual os cadastrados poderão se relacionar sabendo exatamente quem é a pessoa por trás da tela do computador. Nesse momento, Mark se tranca em seu quarto e aprimora as ideias dos colegas, criando o “The Facebook”, que viria a ser o Facebook.
Outra característica marcante no filme é a visão nua e crua de uma luta constante pelo lucro, o mercado é muito atraente quando se trata de produção em massa ou em grande escala e por motivo do facebook agregar valor de uso a quase um terço da população mundial, ele também passa a agregar valor de troca, ou seja, valor financeiro tão alto quanto de uma mercadoria palpável.
Baseado no livro “Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook”, mostra cenas do passado e do presente, com Mark programando o site e se defendendo no tribunal de seus ex-colegas, que lutam pelo crédito e ganhos financeiros a que julgam ter direito.
RECOMENDAÇÕES PARA ESTABELECER REGRAS CLARAS EM CONTRATO PARA EVITAR DORES DE CABEÇA E DISPUTAS JUDICIAIS.
O roubo de ideias entre colegas de trabalho é um problema que muitos já enfrentaram. A falta de ética nas relações profissionais é o pano de fundo filme “A Rede Social”. Mas como saber de quem foi a ideia original em um ambiente de desenvolvimento de projetos em que todos participam?
É necessário estar atento em relação a com quem, quando e de que maneira