A REDE ESTA NAS NUVENS
Resumo
Este artigo científico traz como proposta visitar o futuro da tecnologia da informação, conhecendo o processo que promete revolucionar a rede mundial de computadores: a “Cloudy Computing” ou, para nós, Computação em Nuvem.
Palavras-chave: computação; nuvem; recursos; compartilhamento; rede; tecnologia; data centers.
1. Introdução
O que ainda faltava para derrubar definitivamente qualquer barreira que, por alguma razão, ainda resistisse aos brados dos navegadores da rede mundial de computadores, sejam eles corporativos ou domésticos, por um mundo completamente sem fronteiras? E, nesse caso, não mais falamos de fronteiras geográficas apenas, mas, principalmente, físicas. Como nos desfazermos destas amarras que nos mantêm presos aos discos rígidos de nossos PCs? Como poderemos acessar nossa “propriedade intelectual” onde, quando e como quisermos? Como sermos capazes de tudo isso sem sequer precisarmos nos preocupar em como esse processo acontece? A resposta para estas questões aparece de maneira tímida no mais recente cenário da tecnologia da informação em forma de reportagens, publicações, artigos técnicos, discussões entre especialistas, gerando de especulações e despertando muita curiosidade sobre o tema. Entre os prós e os contras há uma certeza: nas nuvens somos onipresentes. A “Computação em Nuvem” promete revolucionar dramaticamente a maneira de nos relacionarmos com a rede. A “Nuvem” está sendo descoberta pouco a pouco e tentaremos aqui nos familiarizar com seus conceitos e suas pretensões.
O que é “Computação em Nuvem”, afinal? Não encontraremos definições claras e precisas para esta pergunta. É possível descrevê-la como um conjunto de tecnologias e conceitos trabalhando em um ambiente controlado com imensa capacidade de processamento e armazenamento.
Uma das prerrogativas da Nuvem é a capacidade de gerenciar de maneira eficaz os recursos computacionais sob demanda. A