A RECREA O EM ESCOLA
A recreação na escola é, talvez, o mais antigo trabalho de recreação que se tem conhecimento. Porém, cada vez mais, vai tomando um aspecto diferente, pois o próprio ambiente escolar vem se transformando. Os professores de sala e os professores de Educação Física desenvolviam atividades simples, sempre com o intuito de desenvolvimento psicomotor e cultural dos alunos. Pouco a pouco, vão abrindo espaço para recreação mais ampla, desenvolvida até mesmo fora do horário de aula. a Neste caso, o espírito é muito mais lúdico, realizando atividades simplesmente em busca do prazer da diversão.
A recreação na escola, então, acontece em dois momentos diferentes. Um deles é durante a aula (de qualquer disciplina), no seu início ou no final, ou até mesmo nos horários de intervalo, com atividades que tenham como objetivo somente o lúdico, apenas para descontração dos alunos. Há uma grande diferença entre uma aula e um momento de recreação durante a aula, pois na aula sempre estará presente o objetivo cultural ou formativo, enquanto a recreação, como já vimos, tem como objetivo apenas o de recrear. Não podemos deixar de salientar que em qualquer casos sempre estará presente o caráter educacional.
Outro momento de recreação na escola está mais favorável à atuação do recreacionista, são as atividades proporcionadas a todos os alunos da escola, ainda não visando objetivos específicos, mas sim o lúdico. Essas atividades exploram datas ou omentos especiais, até mesmo os finais de semana ou férias escolares, como veremos. m Esse momento de recreação necessita do auxílio outros profissionais e outros professores, propiciando um trabalho multidisciplinar. Há ainda a atuação de recreacionistas que organizam c promovem atividades ou eventos recreativos dentro e fora da escola. Para melhor ilustrarmos, citamos como exemplo de atividades recreacionais dentro da escola as festas, gincanas, matroginástica, programas de férias, festivais de dança, festivais de