A realidade virtual
Chamado singelamente de "Head-Mounted Display Apparatus for Retaining a Portable Electronic Device with Display" – algo como “Aparelho com Visor Acoplado à Cabeça para Conter um Dispositivo Eletrônico Portátil com Tela” –, o produto parece ser simplesmente um Gear VR desenvolvido para o iPhone. Sim, a Apple preferiu deixar de lado o conceito básico criado pelo Oculus Rift e se focou em um projeto muito parecido ao desenvolvido pela Samsung, atrelando seu smartphone aos óculos de realidade virtual.
A ideia trazida ao mercado pela empresa sul-coreana chamou atenção principalmente pelo design mais compacto e pela qualidade do display destacável, que é nada mais, nada menos, do que um Galaxy Note 4. A Googletambém brincou um pouco com o conceito ao concentrar seus esforços na redução de custos para o usuário final com o Google Cardboard. Além do mais, não é como se a Apple estivesse copiando descaradamente uma de suas principais concorrentes, afinal, a patente da empresa foi enviada para aprovação em setembro de 2008.
Pelas figuras enviadas pela Apple ao USPTO, é possível perceber que a intenção da companhia já naquela época era entregar algo semelhante ao que temos hoje. As ilustrações exibem um acessório parecido com óculos de hastes, contendo um espaço no qual o iPhone pode ser encaixado para servir de visor – ainda que a conexão seja feita de modo wireless. O conjunto apresenta ainda fones de ouvido embutidos e um controle remoto bastante similar a um pequeno iPod.