A Realidade Social E O AJP
O tradicionalismo é abraçado aos preceitos, aos costumes e ritos que são impostos, como por exemplo, o "Tifão" ou Tifeu, sendo ele um titã da mitologia a que imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos.
___ Nesse contexto, o indivíduo não tinha o direito de arar, corrigir e esfacelar os torrões dos seus próprios questionamentos, não era permitido transitar nas vielas do saber, ou mesmo sair do casulo. Nesse grupo exilado, uma transgressão das leis tinha por consequência a repulsa geral, ou o ostracismo, onde o indivíduo era banido. As proibições eram rigorosas porque provinham de superstições remotas.
___ Em sociedades que o mito predominava, como a exemplo da Grécia, o tradicionalismo vigorava colocando a tradição como critério de decisão. Essa forma de representação do mundo foi entrando em crise com o surgimento da urbanização, combinando o comércio e as trocas culturais, com essa exposição as sociedades mitológicas passou a relacionar-se com outras culturas e a desconstruir o véu do sistema, desse modo, originou-se uma nova aquisição do saber, e discretamente o casulo foi se rompendo. No inicio dessa revolução sistemática, onde os protocolos eram quebrados e de forma