A REALIDADE DO IDOSO
F
o
Fascismo
O fascismo é uma corrente política que teve início na
Itália, opondo-se ao liberalismo, ao socialismo e às democracias. Surgiu no período entre guerras, e abriu caminho para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.
Quando surgiu o Fascismo ?
Quando as elites políticas se mostravam incapazes de integrar as massas através da organização democrática parlamentar e face ao crescimento socialista ou comunista e fascismo paralelos, assustando as classes médias.
Prática do fascismo
A prática do fascismo envolveu medidas políticas e económicas, convidando a comparações diferentes.
Fascismo e anticatolicismo
Na primeira fase do fascismo, Mussolini não hostilizou a Igreja
Católica, tendo inclusive subscrito o Tratado de Latrão, através do qual se reconhecia estatuto político ao Estado do Vaticano, e formalmente a sua independência de ação dentro de Itália.
Benito Mussolini
Benito Mussolini, professor primário e mais tarde jornalista, fundou o Partido Nacional Fascista, originário de um movimento paramilitar que ele mesmo criara para combater as agitações e as greves organizadas por outros socialistas e movimentos de esquerda.
Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos
Deputados no dia 26 de maio de 1927, destacar uma frase que define resumidamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado.
Símbolo do Fascismo
Fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão "camisas negras", em virtude do uniforme que utilizavam.
Trabalho produzido por
Ananda Araujo
Cesar Júnior
Devid Júnior
Patricia Clímaco
3°C
n° 01 n° 04 n° 07 n° 32