A razão e emoção do rafting empresarial nos programas de treinamentos empresariais
A Razão e Emoção do Rafting Empresarial nos Programas de T&D
Autora: Helena Ribeiro – em 02/2006
O Rafting foi descoberto em 1869, quando John Wesley Powel organizou a primeira expedição no Rio Colorado, EUA. Em 1896, Nataniel Galloway revolucionou as técnicas e, em 1909, foi realizada a primeira viagem com finalidade comercial, pela Julio's Stone's Grand Canyon.
Em 1980 surgiu o bote "self bailer" que, aliado aos novos materiais mais leves, resistentes e seguros, deu um grande impulso ao rafting. Hoje existem mais de 5.000 companhias só nos EUA, e outras tantas espalhadas pelo mundo.
No Brasil, a história é mais recente. Os primeiros botes chegaram em 1982, pela primeira empresa brasileira especializada em rafting, a TY-Y Expedições. De lá para cá, a prática do rafting vem crescendo, inclusive como importante ferramenta para programas de Treinamentos e RH, na aplicação da metodologia vivencial ao ar livre, chamado de Rafting Empresarial.
Para a prática do rafting são utilizados botes especiais, remos, capacetes, coletes salva-vidas, empresas e instrutores especializados, que oferecem toda segurança para que uma equipe possa descer corredeiras de rios, classificadas em níveis, de acordo com as dificuldades e quedas, sendo de I a III e, eventualmente, IV, os mais adequados para programas de treinamentos, onde todos podem participar; independente de idade, peso, receios ou medos, pois a programação é ajustada ao perfil do grupo, respeitando os limites individuais das pessoas.
Enquanto a prática do rafting comercial é uma aventura maravilhosa, cheia de fantasias, medos imaginários, que, normalmente, são estimulados pelos instrutores para aliviar o stress do dia a dia; a descida do Rafting Empresarial é customizada de acordo com as necessidades das empresas, após diagnóstico, e tem como foco: trabalho em equipe, integração, sincronismo, motivação, superação de limites individuais e equipes, quebra de paradigmas, liderança, inversão de papéis,