A Raz O Cap
A razão
CAPiTULO
1
A razão
Os vários sentidos da
_____________
palavra razão
Na parte introdutória deste trabalho, insistimos na afirmação de que a Filosofia se realiza como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos. Dissemos que ela confia na razão e que, hoje, ela também desconfia da razão. Mas, até agora, não dissemos o que é a razão, apesar de ser ela tão antiga quanto a Filosofia.
Em nossa vida cotidiana usamos a palavra razão em muitos sentidos. Dizemos, por exemplo, "eu estou com a razão" ou "ele não tem razão" para afirmar que nos sentimos seguros de alguma coisa ou que sabemos com certeza alguma coisa. Também dizemos que, num momento de fúria ou de desespero, "alguém perde a razão", como se a razão fosse alguma coisa que se podeterou não ter, possuir e perder, ou recuperar, como na frase "Agora ela está lúcida, recuperou a razão".
ma propriedade que as próprias coisas teriam, já que teriam uma causa.
Assim, usamos razão para nos referirmos aos motivos de alguém e também para nos referirmos às causas de alguma coisa, de modo que tanto nós como as coisas parecemos dotados de razão, mas em sentido diferente.
Esses poucos exemplos já nos mostram quantos sentidos diferentes a palavra razão possui: certeza, lucidez, motivo, causa. E todos esses sentidos encontram-se presentes quando a Filosofia fala na razão.
Por identificar razão e certeza, a Filosofia afirma que a verdade é racional; por identificar razão e lucidez (não ficar ou não estar louco), a Filosofia chama nossa razão de luz e luz natural (pois a palavra lucidez vem de luz); por identificar razão e motivo, por considerar que sempre agimos e falamos movidos por motivos, a Filosofia afirma que somos seres racionais e que nossa vontade é racional; por identificar razão e causa e por julgar que a realidade opera de acordo com relações causais, a Filosofia afirma que a realidade é racional.
Falamos também frases como "Se você me disser suas
razões,