A racionalidade para Weber é o tipo ideal
A racionalidade para Weber é o tipo ideal de transcender o conhecimento cientifico.
Ilhéus – BA 2013
Quando se fala em sociologia não tem como deixar de lado a grande contribuição de um dos mais famosos sociólogos do século XX, que teve um modo próprio de analisar a sociedade. Tirando a venda dos olhos da sociedade demonstrando que a modernidade se enveredava pela racionalização que se encontrava cada vez mais presente nas relações sociais deixando a mostrar a necessidade de se falar sobre temas conflituosos mais que requer uma cautela já que o período histórico era marcado por profundas transformações e estava em grande agitação social. Max weber (1864-1920) estava preocupado com o caminho que a Alemanha estava tomando em relação à França, Inglaterra, Estados Unidos entre outros países da Europa que se firmavam perante o capitalismo e a Alemanha ainda se encontrava em “tempos feudais”. É a partir dai que se desenvolvem os estudos de Weber. Percebe-se também sua influência na economia, filosofia, direto e administração.
Para Weber a sociologia é “uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e, por essa via, para a explicação causal dela no seu transcurso e nos seus efeitos”. A ‘ação social’ mencionada nessa definição é uma modalidade especifica de ação, ou seja, de conduta à qual o próprio agente associa um sentido.
(CONH, Gabriel. Weber. Sociologia São Paulo: Ática, 1986.).
Diante mão já se sabe que nem um indivíduo pode fazer tudo sozinho e mediante ações individuais é que se caracteriza a ação social. A ciência seria a ideia mais ampla de racionalização, abrindo