A química que nos move
A Química está presente em todos os seres vivos. O nosso corpo sofre várias reações químicas por segundo para que continue a vida. O nosso cérebro comanda todas as nossas ações e isto também é Química.
O homem estuda os fenômenos químicos há muitos anos. Os alquimistas, por exemplo, tinham como objetivo descobrir como realizar a transformação de metais a ouro, outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o passar dos anos o homem aprendeu a sintetizar elementos da natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais.
Embora esteja presente no cotidiano de todos os seres humanos, já que foi por meio dessa ciência que se desenvolveu ou aprimorou todos os materiais conhecidos e que são usados como combustíveis, medicamentos, alimentos, tintas, vernizes etc., muitas pessoas desconhecem ou não gostam dessa ciência.
Mas, deve ser porque ela não é fácil. Possui uma história controversa, é baseada em representações, modelos e teorias, tem uma linguagem simbólica específica. No entanto, vale a pena tentar aprendê-la. Isso porque os conhecimentos da química ajudam a todos a entender melhor o mundo e a usar os produtos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico com sabedoria, sem abusos, respeitando a saúde, o ambiente e os seres que vivem nele.
ÁGUA E QUÍMICA
A água é o elemento mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Porém somente um terço desta água pode ser utilizada pelo ser humano, então é aí que entra a química. Pra que a água fique pura precisamos utilizar os processos químicos. A água é pura quando só contém moléculas H2O. As