A quinta disciplina
At 1: 8. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
A promessa de Jesus se concretizou e a igreja nasceu no dia de Pentecoste. Os crentes tinham consciência da importância da ação do Espírito Santo para que houvesse dinamismo e poder na vida cristã.
I - O ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO
Atos 36 Portanto, que toda a casa de Israel saiba com certeza que Deus o fez tanto Senhor como Cristo, a este Jesus, a quem pregastes numa estaca.”
37 Ora, quando ouviram isso, ficaram compungidos (arrependidos, AFLIGIDOS, SENSIBILIZADOS) no coração, e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: “Homens, irmãos, o que havemos de fazer?”
38 Pedro [disse] a eles: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do Espírito Santo.
Sabe como acontece o processo de arrependimento? Quando uma pessoa não tem o Espírito Santo, através de palavras de pessoas, as pessoas é quem as convencem.
O arrependimento é um sinal de que a pessoa está passando pelo processo de conversão, resultado do trabalho do Espírito Santo no coração humano. Isso é fundamental porque, morto em seus delitos e pecados, o homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus. Sua natureza, corrompida pelo pecado, impede-o de aproximar-se do Senhor.
O arrependimento é caracterizado por mudança de pensamento e de atitudes, Rm 12: 1-2. O homem abandona o pecado, o antigo “eu" e sua rebeldia contra Deus. Há, portanto, uma mudança de opinião, uma revisão de conceitos, uma tomada de nova posição na vida espiritual que surge da convicção de pecado e do